INÍCIO EM:

18/11/17

DURAÇÃO:

  • 09h ás 13h
  • 5 sábados
  • Carga Horária: 20 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 500,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 400,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% - À VISTA
  • 06 X CARTÃO
  • 02x - BOLETO

OBJETIVO

Ensinar técnicas da cobertura jornalística do carnaval. O Laboratório de Comunicação de Jornalismo Carnavalesco envolverá o aluno no dia a dia do site CARNAVALESCO, referência na cobertura jornalística do carnaval. O aluno terá realmente a vivência de uma redação. Uma experiência pioneira e que segue o caminho da transformação do jornalismo e capacita o aluno para exercer a função de empreendedor da comunicação no segmento do jornalismo carnavalesco.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

Alunos e não alunos

No Laboratório de Comunicação de Jornalismo Carnavalesco, o aluno viverá a real sensação de estar em uma redação de jornalismo. Além de poder acompanhar palestras, seminários e exibições de filmes. A sede do laboratório será dentro de sala de aula, porém nos meses de janeiro e fevereiro, as aulas acontecerão nos ensaios técnicos no Sambódromo (sábado ou domingo) com a produção do site CARNAVALESCO e suprevisão geral da coordenação da Facha. Os alunos serão credenciados pelo site, e terão a oportunidade de acompanhar a rotina das escolas diretamente da pista, além de gerar conteúdo que poderá ser utilizado como pauta para o site, definido pelo editor chefe do mesmo.

Jornalismo Básico (Estrutura de texto, jargões jornalísticos, o repórter apurador, o uso de fontes, a ética no jornalismo)
História das Escolas de Samba e do Carnaval do Rio de Janeiro 
Cobertura do carnaval nos jornais impressos, rádio e televisão
Internet como veículo transformador da cobertura jornalística do carnaval
Histórias e curiosidades dos nove anos do site CARNAVALESCO
Funcionamento do modelo de redação jornalística do site CARNAVALESCO
Fotografia no carnaval (aula será dada por fotógrafos do site CARNAVALESCO e de outros veículos)
Assessoria de Imprensa (atendimento, gerenciamento de crise, como atrair um cliente)
Assessoria de Imprensa no Carnaval (produção de releases, planos de comunicação, clipping e relacionamento com a imprensa)
Redes Sociais no Carnaval (atividades com profissionais que gerenciam redes sociais nas escolas de samba)
Como funciona o site CARNAVALESCO (o dia a dia da redação, como são definidas as pautas e o modelo de apuração de apuração)
Modelo de crônica jornalística de um desfile de escola de samba

O curso é válido como: ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

Alberto João Safadi - Jornalista, bacharel em Comunicação Social pela PUC-RIO, criador e editor do site CARNAVALESCO, referência na cobertura jornalística do carnaval, assessor de imprensa com passagens pela Lamsa, Transbrasil, Transolímpica e Refinaria de Manguinhos, editor do jornal O Terminal (nas cidades de Niterói, Maricá, Macaé e Petrópolis), Repórter do jornal O Globo e O DIA, onde foi responsável pelo site O Dia na Folia, com passagens também pelo jornal Metro e pela Rádio Tupi. Participante de palestras sobre a cobertura jornalística do carnaval na UERJ, Facha, Estácio de Sá, PUC e na UFRJ.