INÍCIO EM:

DURAÇÃO:

  • 9h ás 13h
  • 10 sábados
  • Carga Horária: 60 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 700,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 560,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% - À VISTA
  • 06X - CARTÃO
  • 02X- BOLETO

OBJETIVO

O objetivo do curso é aprofundar o a cultura visual do profissional de comunicação e áreas afins na linguagem fotográfica. Utilizando os fotógrafos que marcaram a história da fotografia e propondo exercícios, buscamos aumentar a capacidade de avaliar as imagens que nos cercam no cotidiano e produzir criticamente nossas próprias imagens. Além de enriquecer a cultura visual, o curso também pretende auxiliar os alunos na montagem de portfólio e consultoria para os que já possuam.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

Aluno se não alunos 

Mais de dois bilhões de fotografias são carregadas diariamente na internet. Nunca fomos tão envolvidospor imagens, mas isso não quer dizer que estamos alfabetizados nessa linguagem. Ansel Adam`s já dizia:?você não tira fotografia, você faz a fotografia?. Assim, ele ressaltava o fato de que a imagem é feita poruma série de escolhas do fotógrafo e dos meios de comunicação. Os fotógrafos, assim como os seus espectadores e estudantes, precisam se familiarizar com a linguagem visual para entender, avaliar,apreciar e criticar as imagens ao seu redor.

Aula 1- Os Pioneiros
- Primeiras fotografias e Paisagens em Daguerreotipia ? Timothy O`Sullivan e Marc Ferrez
- O retrato em fundo neutro: dos Cartões de Visita à Terry Richardson passando por Richard Avedon
- Pictorialismo: o fotógrafo como ?artista?
Atividade complementar individual ou em dupla

Aula 2 ? Desdobramentos técnicos da aproximação com a arte
- A Lua fotografada por muitos ângulos
- Técnicas usadas por fotógrafos
- Regra dos terços
- Espaço Negativo
- Justaposição

Aula 3 ? Saída

Aula 4 ? Desdobramentos de estilo da aproximação com a arte
- Entre o real e o pictorialismo: Edward Curtis, Ansel Adams,
- Primeiros retratos ambientados até August Sander
- O Realismo Social ? De Jacob Riis e Lewis Hine até Michael Wolf e Sebastião Salgado
- Straight Photography e a Cidade
- Walker Evans, Dorothea Lange, FSA,.
- Dilemas do real: A fotografia jornalística e a documental ? Gordon Parks e Weegee
Atividade complementar individual ou em dupla

Aula 5 - Modernismo e Surrealismo
- Edward Weston
- Nova Visão e Nova Objetividade
- Edward Weston
- André Kertész
- Eugène Atget - O Pai da fotografia de rua
- Henri Cartier-Bresson ? O Olho do século
- Grafismo e Cidade
- Moda e Publicidade

Aula 6 ? Saída

Aula 7 - Eles querem o real
- Diane Arbus, Garry Winogrand, Lee Friedlander
- Susan Meiselas
- As agencias de fotografia: Magnum
- A fotografia de rua - Street Photography
- As séries e as montagens
Atividade complementar individual ou em dupla

Aula 8 ? Fotografia e era digital
- O mundo de imagens ? WEB e Instagram

Aula 9 ? Saída

Aula 10 - Encerramento e preparação das séries para a exibição coletiva 

O curso é válido como:ELETIVA

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

Thiago Facina - Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, formado em Comunicação Social pela mesma universidade e fotógrafo desde 2001. É Professor de fotografia do Estúdio Escola de Animação. Além disso trabalha como fotógrafo freelancer para o Canal Multishow e GNT como fotógrafo de shows e moda.