INÍCIO EM:

11/11/17

DURAÇÃO:

  • 09:00 às 13:00
  • 9 sábados
  • Carga Horária: 60 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 700,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 560,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% - À VISTA
  • 06X - CARTÃO
  • 02X- BOLETO

OBJETIVO

Estimular a capacidade de análise e reflexão sobre o espaço cênico e suas múltiplas possibilidades. 

Promover o interesse pela criação em cenografia e iluminação cênica

Identificar fronteiras entre teatro, cinema e artes visuais tomando a cenografia e o ofício do cenógrafo como agente. 

Reconhecer os principais elementos cenográficos em teatro

Conhecer a função da iluminação para a produção de cenografia em geral. 

Refletir sobre os desafios propostos pela arte contemporânea sob a perspectiva da cenografia. 

Abordar o exercício da cenografia tendo suporte à experiência da cidade.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

Alunos e não alunos 

1-Cidade como experiência cênica:
O espaço público e o espaço privado.
O espaço narrativo
O espaço performático

Cenografia / Desenho de cena:
O espaço cênico: terminologia
Intenções e sentidos da encenação: a construção e recepção

2-Estética teatral:
O teatro Realista
A pintura no teatro
O teatro Simbolista
O teatro Construtivista
O teatro Expressionista
O teatro Contemporâneo

3-Revoluções em cenografia:
Appia
Craig
Kantor
Svoboda
Santa Rosa e a modernidade brasileira

4-Estética e política:
B. Brecht e o tetro épico
Teatro Épico e Documental
A.Boal e ?O teatro do oprimido?
Teatro Alemão Panorama contemporâneo / Berliner Theatertreffen
5-Processos criativos:
Poéticas da cena e utilização de materiais alternativos
Performance e materialidade dos materiais e objetos 
Cores, formas e texturas em cenografia.
Espaços cênicos não convencionais
Produção em cenografia

6-Iluminação teatral:
História e teoria geral
Básico de iluminação teatral.
Técnicas: marcações, planos e afinações

7-Cenografia e Cidade: O Beijo no Asfalto
O beijo no Asfalto [vídeo Tablado] analise: cenografia e iluminação cênica

O beijo no Asfalto - filme seguido de debate


8/9: Oficina de cenografia.
O beijo no Asfalto:
Leitura e decupagem técnica do texto: espaços, cenas, objetos e demais elementos visuais da cena.
Aspectos conceituais: a cena e o texto
Encenação e cenografia - conceitualização do espetáculo
Primeiros rascunhos e croquis:
Anteprojetos de cenografia e iluminação cênica

A oficina:
Fotos, colagens, croquis, vídeos e outras formas de expressão que estimulem a produção e visualização de diferentes projetos de cenografia para o texto O Beijo no Asfalto.
 
Projetos e/ou maquetes
Apresentação final: avaliação defesa dos projetos.

 

1-Cidade como experiência cênica:
O espaço público e o espaço privado.
O espaço narrativo
O espaço performático

Cenografia / Desenho de cena:
O espaço cênico: terminologia
Intenções e sentidos da encenação: a construção e recepção

2-Estética teatral:
O teatro Realista
A pintura no teatro
O teatro Simbolista
O teatro Construtivista
O teatro Expressionista
O teatro Contemporâneo

3-Revoluções em cenografia:
Appia
Craig
Kantor
Svoboda
Santa Rosa e a modernidade brasileira

4-Estética e política:
B. Brecht e o tetro épico
Teatro Épico e Documental
A.Boal e ?O teatro do oprimido?
Teatro Alemão Panorama contemporâneo / Berliner Theatertreffen
5-Processos criativos:
Poéticas da cena e utilização de materiais alternativos
Performance e materialidade dos materiais e objetos 
Cores, formas e texturas em cenografia.
Espaços cênicos não convencionais
Produção em cenografia

6-Iluminação teatral:
História e teoria geral
Básico de iluminação teatral.
Técnicas: marcações, planos e afinações

7-Cenografia e Cidade: O Beijo no Asfalto
O beijo no Asfalto [vídeo Tablado] analise: cenografia e iluminação cênica

O beijo no Asfalto - filme seguido de debate


8/9: Oficina de cenografia.
O beijo no Asfalto:
Leitura e decupagem técnica do texto: espaços, cenas, objetos e demais elementos visuais da cena.
Aspectos conceituais: a cena e o texto
Encenação e cenografia - conceitualização do espetáculo
Primeiros rascunhos e croquis:
Anteprojetos de cenografia e iluminação cênica

A oficina:
Fotos, colagens, croquis, vídeos e outras formas de expressão que estimulem a produção e visualização de diferentes projetos de cenografia para o texto O Beijo no Asfalto.
 
Projetos e/ou maquetes
Apresentação final: avaliação defesa dos projetos.

 

O curso é válido como:ELETIVA

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

Stanley Vinicius - Cenógrafo EBA/UFRJ, mestre em arte pública Kunsthochschule Berlin e doutor em Cultura e Sociedade IHAC / UFBA. - atualmente desenvolve pesquisa sobre resistências estéticas em território urbano