INÍCIO EM:

Em breve nova data

DURAÇÃO:

  • 09:00 às 13:00
  • 4 sábados
  • Carga Horária: 24 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 700,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 560,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% - À VISTA
  • 06X - CARTÃO
  • 02 X BOLETO

OBJETIVO

Preparar o aluno a criar projetos de audiovisual transmídia, que incluam extensões tecnológicas. Também travará contato com as principais tecnologias que influenciam a produção de conteúdo atual, como os aplicativos para smartphones e a Realidade Virtual. 
O produtor transmídia é o profissional que, de forma criativa, integra as diferentes mídias e promove ao final uma experiência imersiva.

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos. 

PUBLICO ALVO

Alunos e não alunos 

Como a Internet impactou a produção de conteúdo e modificou a forma de contar histórias.  O que é conteúdo multiplataforma e como produzi-lo. O que é conteúdo transmídia e quais os passos de seu planejamento. O novo fã do século XXI e a cocriação de conteúdo propagável. Como as tecnologias emergentes, como a web 3.0 e a realidade virtual, vão impactar a produção de conteúdo e como se tornar um produtor ou realizador transmídia.

Aula 1 -  Como criar conteúdo multiplataformas?
As bases para se contar uma boa história.
As narrativas lineares e não lineares ao longo da história.
A nova TV como dispositivo de fluxo de conteúdo, que se estende para multiplataformas como jogos, aplicativos para smartphones/tablets, quadrinhos, ações offline.
O conteúdo transmídia no Brasil e no mundo.
Projetos de sucesso, estudados caso a caso, incluindo produções como séries para a TV comercial, como também projetos independentes.
O papel dos FÃS
A participação dos fãs propagando e coproduzindo conteúdo. Pesquisas exclusivas com dados sobre comportamento de fãs na atualidade.
Exercícios temáticos a partir de cases da atualidade.

Aula 2 -  Empresas contam histórias transmídia
A empresa como storyteller.
Como a empresa deve planejar e executar um projeto transmídia.
Análise de campanhas que usam estratégia transmídia para venderem produtos.
Estudo de casos no Brasil e no mundo.
Planejamento de um projeto audiovisual transmídia com base nos atuais briefings das empresas.

Aula 3 - As tecnologias emergentes e o novo audiovisual
As tendências tecnológicas e seu impacto sobre a produção de conteúdo.
A web inteligente e o conteúdo sob demanda.
Uso de Big Data (analytics e filtros) no planejamento de projetos multiplataformas.
Avaliação crítica do impacto da tecnologia sobre a qualidade e os novos formatos de conteúdo (Nomofobia e outras tecnofobias).

Aula 4 - Realidade Virtual e Aumentada
A produção de conteúdo com o uso de Realidade Virtual. Análise de cases de projetos realizados por empresas e terceiro setor. Noções de roteirização em realidade virtual. A realidade aumentada como tecnologia de expansão de conteúdo e criação de novos formatos e experiências transmídia. A partir do planejamento Transmídia, grupos vão então exercitar a criação de um projeto para a TV com extensões tecnológicas, com direito a comentários de especialistas de TV e tecnologia convidados para a avaliação final.

O curso é válido como: ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

Gabriela Mafort - Especialista em Novas Mídias, Internet e Inovação pela Universidade de Stanford/ EUA e dirige projetos de conteúdo multiplataformas, com destaque para campanhas de mobilização com a participação do público e produções de vídeos para a Internet. Entre seus mais recentes projetos está o Plano de Storytelling da Tocha Olímpica, com a campanha digital #ChamaPorElas, voltada à mobilização durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Mafort dirigiu a Campanha Multiplataformas #Se Liga na Atitude, de Conscientização sobre Segurança, com ênfase na integração de webdocumentários a produtos colaborativos, como webnovelas e podcasts.