INÍCIO EM:

18/11/17

DURAÇÃO:

  • 9h ás 15h
  • 3 sábados
  • Carga Horária: 16 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 300,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 240,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% - À VISTA
  • 06 X - CARTÃO
  • 02x - BOLETO

OBJETIVO

Os encontros pretendem provocar (acender brasas, como diz o escritor Rubem Alves) para a construção de processos de comunicação criativos e engajados, temperados com a junção inseparável entre saber e o sabor,  garimpada na obra de literatos, filósofos, cientistas e poetas. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

Aluno e não alunos 

O workshop abordará a relação da comida com a palavra por meio da literatura e da poesia, e sua influência no jornalismo, em especial o segmento gastronômico. A metodologia utilizará leituras de crônicas e literaturas, produção de textos, indicação de referências bibliográficas sobre food books  e criação de fanzines.

Comida e palavra: aproximações conceituais e práticas

Gastronomia, literatura e jornalismo: pioneiros e influenciadores

A comida na literatura: Marcel Proust e Zé Rodrix

A comida na poesia: Rubem Alves, Cora Coralina e Vinícius de Moraes

Os cronistas da comida: Nina Horta, Apicius, M F K Fischer e Edna O?Brien

Os novos cronistas

Food Book: a comida em diversos gêneros literários

Criação de fanzines gastronômicos

O curso é válido como: ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

Juliana Dias - Jornalista graduada pela FACHA, com especialização em Comunicação e Imagem (PUC-RIO), mestra em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ) e doutoranda em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). É coordenadora e professora dos cursos de extensão e pós-graduação em Jornalismo Gastronômico na Facha. É membro do GT Gastronomia como Cultura da Comissão de  Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e membro suplente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Participou da organização e curadoria de conteúdo do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro; e da campanha Comida é Patrimônio (FBSSAN).