INÍCIO EM:

21/10/17

DURAÇÃO:

  • 09h ás 18h
  • 08 sábados
  • Carga Horária: 64 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 1.120,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 896,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 20% - ESCOLA DE SÉRIES
  • 10% - À VISTA
  • 06 X CARTÃO DE CRÉDITO
  • 02 X - BOLETO

OBJETIVO

Com um total de 64h, divididas em 8 aulas teóricas e práticas o objetivo do CICLO INTERMEDIÁRIO do curso DA IDEIA AO PROJETO é fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos de séries de ficção para a TV e outras plataformas, abordando desde técnicas de criação de narrativas seriadas, storyline, argumento, sinopse, construção de personagens até a bíblia do projeto.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

O curso é aberto a todos que tenham o interesse em conhecer e/ou aprimorar seu conhecimento sobre a criação e o desenvolvimento de projetos de séries de ficção para a TV e outras plataformas, da ideia original à bíblia. 

As aulas serão em sábados alternados, dando ao aluno a possibilidade de se inscrever nos dois ciclos, intermediário e profissional, ao mesmo tempo.

DIA 21/10/2017 
A NARRATIVA SERIADA
Como definir o melhor formato para o seu projeto. O conceito de serialização da narrativa. Novas janelas de exibição e novas formas de consumo das séries. A estratégia de desenvolvimento e de financiamento do projeto. 

DIA 11/11/2017
ESTRUTURA DRAMÁTICA NA TV
Os princípios básicos da construção de uma narrativa seriada para TV. Paradigmas e premissas dramáticas. A importância da repetição na construção dramática seriada. 

DIA 2/12/2017
GÊNEROS E FORMATOS NAS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
Como definir se seu projeto é uma série ou um filme. O conceito de gênero no universo de séries. Diferenças e semelhanças Comédia, Drama e Infantil. Diferenças entre séries lideradas por personagens e séries de especialistas. Características mistas. Exemplos de Sopranos, The Americans, The Killing. A série de não ficção. Qual a importância em dectar seu gênero para potencializar seu projeto. 

DIA 16/12/2017
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO. STORYLINE E ARGUMENTO
A construção de uma storyline precisa e atrativa. O que é um argumento e como transformar uma ideia em argumento de série. Exemplos de argumentos. Análise de fichas de preenchimento de projetos para editais e para apresentação a canais. Preparação de uma ficha de apresentação básica com sinopse geral da série, storyline de episódios, argumento do episódio piloto. 

DIA 27/01/2018
ESCALETA, TRAMA E SUBTRAMAS
A importância da escaleta para o roteiro e para o trabalho em equipe. Exemplos de ecaletas em primeiro ato de séries conhecidas de comédia e de drama. Teia dos personagens a partir da sinopse de episódio como base para escaleta. Exercício de construção de escaleta. Ferramentas, ganchos narrativos, gatilhos dramáticos e porta de entrada de novas situações. 

DIA 24/02/2017
CONSTRUÇÃO E MODELAGEM DE PERSONAGENS
Personagens de comédia e de drama, como construir cada tipo. As camadas na construção da personalidade dos personagens principais e secundários. Inter-relação de personagens. O personagem e a trama. Arco dramático na construção do personagem. A repetição como reforço de características e caráter. Realização de exercícios baseada nos projetos dos próprios alunos. Construção de universos, personagens, tramas, conflitos, arco dramático. 

DIA10/03/2017
BÍBLIA: DEFESA, PERSONAGENS, ARGUMENTOS E EPISÓDIOS
O que é uma bíblia de série? Qual a sua importância? Existe um padrão, qual? 
Como construir a bíblia de sua série. Análise de bíblias de séries já realizadas. 

DIA 24/03/2017
ELABORAÇÃO DE BÍBLIA 
Oficina prática de elaboração de bíblia 

 

DIA 21/10/2017 
A NARRATIVA SERIADA

DIA 11/11/2017
ESTRUTURA DRAMÁTICA NA TV

DIA 2/12/2017
GÊNEROS E FORMATOS NAS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

DIA 16/12/2017
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO. STORYLINE E ARGUMENTO

DIA 27/01/2018
ESCALETA, TRAMA E SUBTRAMAS

DIA 24/02/2017
CONSTRUÇÃO E MODELAGEM DE PERSONAGENS

DIA10/03/2017
BÍBLIA: DEFESA, PERSONAGENS, ARGUMENTOS E EPISÓDIOS v

DIA 24/03/2017
ELABORAÇÃO DE BÍBLIA 

O curso é válido como: ELETIVA 

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

ANGÉLICA COUTINHO
Jornalista (ECO-UFRJ) com mestrado e doutorado em Literatura (PUC-RJ). Dirigiu cursos universitários de jornalismo e cinema e criou um dos primeiros cursos de pós-graduação em roteiro no Brasil, atualmente na Faculdade Hélio Alonso, RJ onde também coordena o MBA em Produção Audiovisual. Trabalhou por 26 anos na televisão como repórter, editora e roteirista. Criou dois projetos de séries de TV - "Love is in the Air" e "Dance Lovers" - que foram selecionados pela Wise Entertainment para negociação na ABC/EUA e outros canais de TV norte-americanos. É especialista concursada da Agência Nacional do Cinema - ANCINE.

DANIEL MATTOS
Doutor em Comunicação pela UFRJ, é analista de projetos do FSA na Ancine, onde atua desde 2009 tendo avaliado e selecionado centenas de projetos de filmes e séries. É também professor de pós-graduação em roteiro na Facha-RJ. Escreveu, produziu e dirigiu o longa-metragem ?Dia de Preto?, que estreou no Festival do Rio de 2011, obteve mais de 10 prêmios nacionais e internacionais e foi exibido no serviço de VOD NOW e no Canal Brasil. Também realizou o curta-metragem ?O Bolo e o Queijo?, foi exibido em 35 festivais pelo mundo ganhando nove prêmios e foi licenciado para a Synapse Programadora, do Porta Curtas e do Canal Curta!

PAULO FONTENELLE
Diretor e roteirista de Se Eu fosse Você ? A série, maior audiência da TV a cabo brasileira em 2013/2104, ficando atrás somente de Walking Dead e superando grande séries como The Big Bang Theory e Two and a Half Man. Além disso, Paulo também esteve no comando da série Meu Amigo Encosto. Nos cinemas, foi diretor e roteirista dos longas-metragens  Apaixonados, Divã a 2 e Se Puder Dirija!. Sobreviventes ? Os Filhos da Guerra de Canudos e Evandro Teixeira ? Instantâneos da Realidade? são dois de seus documentários premiados que participaram de festivais por todo o mundo.
Em animação, foi o criador ou participou como diretor e roteirista de diversas séries de sucesso, entre elas, Corta!, Os Reciclado, Os Caça Livros, Os Cupins, As Chaves de Mardum, Meu Amigãozão e O quarto do Jobi. Trabalhou em produtoras como a Total Filmes, L.C. Barreto, Regina Filmes, 2D lab, GW, Caliban, Panoramica, Plano Geral e Raccord, entre outras. Participou do primeiro Workshop de roteiristas do Sundance Institute com o consultor Syd Field em 1996, além de workshops com Robert Mckee e também como roteirista no Laboratório SESC de Roteiros de longa-metragem. Atualmente está trabalhando no lançamento do thriller ?Intruso?, longa metragem de ficção.

RAFAEL DOS SANTOS
Estudioso das séries do canal britânico BBC e dos folhetins de Charles Dickens, além de Especialista em Regulação na ANCINE com experiência em avaliação de projetos de obras audiovisuais.  
Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1993), com mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). É professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem larga experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cultura negra, avaliação qualitativa, estudos culturais e utilização do audiovisual e técnicas de roteiro em sala de aula.

SONIA RODRIGUES
Escritora com 30 livros publicados, roteirista e Phd em Literatura, com expressiva produção criativa em literatura, roteiros para TV, documentários e conteúdo digital (sites, educational platforms e jogos). Primeira especialista brasileira a analisar a estrutura de 64 séries estrangeiras e brasileiras no livro ?Como escrever séries?. Sonia fez, desde 2003, a leitura de cerca de 1.200 roteiros de longas-metragens de ficção para a Globofilmes.