INÍCIO EM:

28/10/17

DURAÇÃO:

  • 9h às 18h
  • 8 sábados
  • Carga Horária: 64 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 1.120,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 896,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 20% - ESCOLA DE SÉRIES
  • 10% - À VISTA
  • 06 X CARTÃO DE CRÉDITO
  • 02 X - BOLETO

OBJETIVO

Com um total de 64h, divididas em 8 aulas teóricas e práticas o objetivo do CICLO PROFISSIONAL do curso DA IDEIA AO PROJETO é fomentar a criação e o desenvolvimento do roteiro do piloto e a comercialização de projeto de série de ficção para a TV e outras plataformas.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

O curso é aberto a todos que conhecem e dominam as ferramentas essenciais de criação de narrativas seriadas e já tem a bíblia de seu projeto e querem desenvolver o roteiro do piloto, além elaborar o orçamento, o plano de financiamento e preparar seu projeto para a comercialização.

As aulas serão em sábados alternados, dando ao aluno a possibilidade de se inscrever nos dois ciclos, intermediário e profissional, ao mesmo tempo.

DIA 28/10/2017
ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DE PROJETOS E FINANCIAMENTO
Principais aspectos negociais e financeiros de obras audiovisuais seriadas, estratégia de financiamento e captação de recursos, comercialização e cessão de direitos de obras, negociação e contratos com canais de TV, streaming e VODs, holdbacks, além das especificidades dos contratos com FSA. 

DIA 25/11/2017
ELABORAÇÃO DE ROTEIRO PARA PILOTO 1
Cena, sequencia, ato. Curva dramática. A estrutura de um piloto de série de drama e de um piloto de série de comédia. Os atos do piloto. Análise de roteiros já gravados de comédia e drama. Critérios a observar na auto-avaliação de um piloto original e num piloto (spec) de próxima temporada. Fidelidade às etapas da criação e limites da liberdade criativa no formato. Importância do doctoring. Estrutura narrativa do episódio.

DIA 09/12/2017

ELABORAÇÃO DE ROTEIRO PARA PILOTO 2?

Identificação dos atos e das ?viradas?. Exercício de redação de um primeiro ato de piloto original ou de série já existente. Leitura de dez páginas. As diferenças em se escrever episódios para sitcom, procedimentais e dramas de continuidade narrativa. Fidelidade às etapas da criação e limites da liberdade criativa no formato. 

DIA 13/01/2018
ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O AUDIOVISUAL
Condição na TV aberta, tendência no streaming. Expansão de repertório e estudos de caso: Nelson Rodrigues, Eça de Queiroz, Lima Barreto, Charles Dickens, Mark Twain e Fyodor Dostoyevsky.

DIA 03/02/2018
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ORÇAMENTO
Planejamento e execução de orçamento na produção audiovisual. Impactos de escolhas criativas no orçamento e do orçamento no criativo. Precificação do produto audiovisual, a lógica de mercado acerca da valoração de minutos de material gravado e/ou animado.

DIA 03/03/2018
DO PROJETO AO CASTING
O desafio e a importância de selecionar o elenco certo para seu projeto.

DIA 17/03/2018
OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE MOOD DECK E EMPACOTAMENTO DE PROJETOS
Introdução a ferramentas de empacotamento de projeto. Como montar um MOOD DECK, empacotar seu projeto e atrair talentos para vender para produtores e canais, com exercícios práticos aplicados diretamente nos projetos dos alunos. 

DIA 07/04/2018
OFICINA DE PITCHING
Oficina teórica e prática de técnica de pitching

 

DIA 28/10/2017 
ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DE PROJETOS E FINANCIAMENTO

DIA 25/11/2017
ELABORAÇÃO DE ROTEIRO PARA PILOTO 1

DIA 09/12/2017

ELABORAÇÃO DE ROTEIRO PARA PILOTO 2

DIA 13/01/2018 
ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O AUDIOVISUAL

DIA 03/02/2018 
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ORÇAMENTO

DIA 03/03/2018 
DO PROJETO AO CASTING

DIA 17/03/2018 
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE MOOD DECK E EMPACOTAMENTO DE PROJETOS

DIA 07/04/2018 
OFICINA DE PITCHING

O curso é válido como: ELETIVA 

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

ANGÉLICA COUTINHO

Jornalista (ECO-UFRJ) com mestrado e doutorado em Literatura (PUC-RJ). Dirigiu cursos universitários de jornalismo e cinema e criou um dos primeiros cursos de pós-graduação em roteiro no Brasil, atualmente na Faculdade Hélio Alonso, RJ onde também coordena o MBA em Produção Audiovisual. Trabalhou por 26 anos na televisão como repórter, editora e roteirista. Criou dois projetos de séries de TV - "Love is in the Air" e "Dance Lovers" - que foram selecionados pela Wise Entertainment para negociação na ABC/EUA e outros canais de TV norte-americanos. É especialista concursada da Agência Nacional do Cinema - ANCINE.

GUSTAVO MORAES
Mestre pela Columbia University nas áreas de produção e direção, Moraes trabalhou na Fortissimo Films na Holanda onde teve a oportunidade de participar do Rotterdam Cinemart avaliando pitchings de projetos selecionados. Participou ainda do Binger Film Lab, Produire au Sud (Festival de 3 Continents) e do Laboratório Sesc de Roteiros onde aprendeu e praticou técnica de pitching. Moraes ministra sobre o tema desde 2011. Mais recentemente, Moraes prestou consultoria de roteiro para o filme Paraíso Perdido de Monique Gardenberg e foi um dos roteiristas da série dramática televisiva Baile de Máscaras.

LEANDRO ASSIS
Formado em Comunicação Social pela PUC-RJ, Leandro Assis estudou storytelling na New York Film Academy. Foi professor de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da AIC do Rio. É coroteirista de "O Cabeleira", selecionado para o Laboratório SescRio de Roteiros para Cinema de 2007 e publicado como graphic novel. É autor do roteiro do longa "Muitos Homens Num Só", dirigido por Mini Kerti, vencedor de 10 prêmios no 18? Cine-PE, incluindo melhor filme e roteiro. Foi roteirista de TV da Conspiração Filmes, tendo escrito séries como ?Magnífica 70? (HBO), "A Mulher Invisível?, vencedora do Emmy Internacional (Globo), "Surtadas na Yoga" (GNT), "Uma Rua Sem Vergonha" e "Morando Sozinho" (Multishow), "Histórias do Brasil" (TV Brasil). É roteirista do longa que deu origem à série "Sob Pressão", produção da Conspiração Filmes (TV Globo).

MARIANA RICCIARDI
Produtora e gestora da divisão de entretenimento da Barry Company. Esteve à frente de obras como ?Infância Clandestina?, de Benjamin Avila, coprodução internacional pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013, com passagem em festivais, como Cannes, Toronto e San Sebastian, além da venda em mais de 28 países e ?This is Not a Ball?, por Vik Muniz e Juan Rendón, pré-indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2015. O telefilme ?Amor ao Quadrado?, com direção de René Sampaio, em parceria com a Globo Filmes e Globo, e o documentário ?Paratodos?, por Marcelo Mesquita, são algumas de suas últimas realizações. Seu nome está relacionado à importantes produções em cinema, TV e conteúdos de marca.

MARINA BOUÇAS
Produtora executiva de TV na Glaz Entretenimento. Foi gerente comercial da RioFilme onde atuou de 2010 a 2014 no desenvolvimento e gestão de programas de investimento voltados para o setor audiovisual, incluindo a elaboração de linhas de investimento automáticas e seletivas que contemplam projetos desde o desenvolvimento até a etapa de distribuição (TV, longas-metragem, internet e eventos estratégicos), alguns desses programas em parceria com os principais players do mercado como YouTube, Canal Brasil, GloboSat e outros.. Trabalhou também como produtora executiva do filme Carrossel para a Televisa. Em janeiro de 2015 se mudou para São Paulo onde atuou como produtora executiva na Trator Filmes , e na sequência integrou a equipe de Bussiness Affair da Coração da Selva. Em 2015 e 2017 também lecionou o módulo editais no curso Objetiva, organizado pelo APRO e Sebrae, em Brasília e em Salvador e Itabuna, hoje integra o time de professores do curso Objetiva. Em 2016 montou o curso Gestão de Propriedade Intelectual no Cultura e Mercado, o curso obteve nota máxima de satisfação dos alunos, ainda participou de diversos cursos da áreas como o programa de formação em roteiro da Globosat com Robert Mckee. Formada em cinema pela PUC-Rio e com MBA em gestão empresarial em andamento pela FGV. .

 

PEDRO BELCHIOR
Pedro é diretor e roteirista, cofundador da Laki Films. Codiretor do longa de ficção "The Deep Voice of the Violin", rodado na China e diretor do longa documentário "Além do Rosa", também foi colaborador de programas recentes do canal Multishow, além de ter roteirizado e dirigido ficções em curta metragem no Brasil e internacionalmente e ter contribuído com webséries nacionais. Foi igualmente diretor de programas de internet em canais com mais de 5 milhões de seguidores e sua educação formal em cinema passa por aulas diretas com profissionais como Peter Webber ("Moça com Brinco de Pérola"), Tariq Anwar ("O Discurso do Rei", "Beleza Americana") e Romain Compingt ("Divinas"), profissionais nomeados e/ou vencedores de Oscars, Baftas, Globos de Ouro e prêmios em Cannes. Pedro tem ainda mestrado em direitos intelectuais e ministra aulas há mais de sete anos, no direito e no cinema.

ROSANE LIMA
Roteirista e dramaturga. Coordenadora de Roteiro da segunda e terceira temporadas da série mechamadebruna, produção da TvZERO, para Fox Premium. Roteirista das minisséries Contagem Regressiva, de Paulo José e Pedro Bial, e Aquarela do Brasil, de Lauro Cesar Muniz, para a TV Globo. Roteirista dos programas Mulher, Você Decide, A Vida ao Vivo Show e Brava Gente, para a TV Globo. Colaboradora nas novelas de Lauro Cesar Muniz: Quem é Você? e Zazá, na TV Globo; Cidadão Brasileiro e Poder Paralelo, na TV Record. Coautora da novela Essas Mulheres, na TV Record. Roteirista do longa-metragem Bendito Fruto, de Sergio Goldenberg. Premio ACIE (Associação dos Correspondentes Estrangeiros - Melhor Roteiro). Autora e diretora das peças teatrais: Questão de Segundos, Fora de Controle. Autora da peça Tudo o que se Vê, premiada e publicada pelo Concurso Nacional de Dramaturgia SESC APART (Associação Paulista de Autores Teatrais).

TEREZA GONZALEZ
CEO do grupo Porta dos Fundos e uma das principais produtoras em atividade do Brasil, é responsável pela estratégia, planejamento, orçamento, contratação de equipe e administração de todas as decisões de produção dos projetos para os quais trabalha, entre eles, filmes de longa metragem, séries para TV e comerciais brasileiros e internacionais. Formada em História pela PUC-RJ com extensão em Produção pela UCLA, na Califórnia, trabalha com cinema há 30 anos e foi responsável pela produção de 29 longas-metragens e mais de 200 filmes publicitários. Seus principais trabalhos incluem a produção das duas temporadas da série ?O Negócio?, produzida para HBO, a série o ?O Grande Gonzalez?, para a FOX, a produção executiva dos longas "Deus É Brasileiro", de Carlos Diegues; "Lisbela e o Prisioneiro", de Guel Arraes; "The Game of Their Lives", de James Anspaugh; "5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos", "Paraísos Artificiais" de Marcos Prado e  ?Contrato Vitalício? de Ian SBF.

SONIA RODRIGUES 
Escritora com 30 livros publicados, roteirista e Phd em Literatura, com expressiva produção criativa em literatura, roteiros para TV, documentários e conteúdo digital (sites, educational platforms e jogos). Primeira especialista brasileira a analisar a estrutura de 64 séries estrangeiras e brasileiras no livro ?Como escrever séries?. Sonia fez, desde 2003, a leitura de cerca de 1.200 roteiros de longas-metragens de ficção para a Globofilmes