INÍCIO EM:

28/07/18

DURAÇÃO:

  • 09:00 às 13:00
  • 10 sábados
  • Carga Horária: 60 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 700,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 560,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% À VISTA
  • 06 X CARTÃO
  • 02 X BOLETO

OBJETIVO

Capacitar o aluno a pesquisar e conceber os elementos necessários para a direção criativa e styling na realização de editorias de revistas e sites, catálogos, campanhas, desfiles de moda, eventos, lançamentos de coleção e figurinos em campanhas publicitárias.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

Alunos de comunicação e áreas afins

Desenvolver a percepção e as ferramentas necessárias para a criação, direção e produção da comunicação de moda e beleza em campanhas publicitárias, editoriais de moda, desfiles e lançamentos de marca, coleções e produtos. Direção criativa & fashion styling. Coordenação de moda & Produção de Moda; tipos e características. A interface entre a Direção de Arte e o styling, e suas conexões dentro dos processos criativos. As funções do diretor criativo, do diretor de desfiles e do stylist, e suas relações com o fotógrafo, empresário de moda, produtor e o designer de moda/estilista. Análise da coordenação de moda nos jornais, revistas de cultura & comportamento, publicações segmentadas, veículos online e mídias sociais. A construção da imagem de moda na Sociedade do Espetáculo. O styling para celebridades em campanhas, eventos e na construção de suas personas. As carreiras do diretor criativo e do stylist na indústria da moda, no jornalismo, na publicidade e nos eventos. Concepção de editorias de moda e beleza, desfiles, fashion films, campanhas e das imagens no mercado publicitário. A direção de criação e styling na comunicação corporativa nas indústrias da moda e beleza. A representação e os signos como manancial para o exercício criativo. Noções de história da arte, história da moda, cultura pop e geografia para a direção criativa. Multiculturalismo e produção de moda. Arquétipos do cinema como instrumental para a criação na comunicação de moda. 

Áreas de atuação do profissional de moda
As relações de trabalho tendo em vista a produção de moda no jornalismo, na publicidade e na produção e eventos corporativos; as diferentes interfaces entre a diretor criativo, o stylist e os demais profissionais dentro de um set 
O set fotográfico e o backstage dos desfiles, suas estruturas funcionais e caracerísticas gerais e específicas    
História da arte, da moda, multiculturalismo e cinema como ferramentas para a produção de moda, dentro dos campos da semiologia e da representação 
Conceitos de marcas, coleções, desfiles e revistas de moda
Celebridades, direção criativa e styling de famosos
Editorial de moda: linha editorial, linguagem visual e edição de texto; a edição de moda
Catálogos, look books, desfiles, campanhas, fashion films
Tipos e linguagens de desfile de moda: montagem, equipes técnicas e modelos; o calendário de lançamentos 
Definições de casting, fitting, composição de peças, maquiagem, cabelo.

 

O curso é válido como:ELETIVA

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

O jornalista de moda, cultura e comportamento, diretor de arte e stylist Alexandre Schnabl cursou comunicação visual na Escola de Belas Artes da  UFRJ e comunicação social na UniverCidade/RJ, sendo atualmente mestrando em comunicação e cultura na ECO/UFRJ. Profissional de cenografia e merchandising visual, desenvolvimento de produto e coordenação de estilo, trabalhou 15 anos no varejo em empresas como a Mesbla, antes de ingressar no segmento de comunicação corporativa, atuando na criação e produção de campanhas, coordenação de eventos, figurino, desfiles e shows, sempre com pegada que une moda, arte e cinema, à frente de seu estúdio de produção de conteúdo Scena Lúdica Style Design.

Para ele, a Sociedade do Espetáculo é algo trivial no seu dia a dia, enxergando o mundo como um palco. E, como professor, se dedica a formar esta visão nos seus alunos, fazendo parte do time que fundou a Escola de Moda da UCAM ? onde lecionou por 11 anos. Hoje, é consultor de comunicação e imagem de marca e docente em produção de moda e jornalismo de moda no Senac Rio. Trabalhou em publicações como Desfile, Jornal do Brasil, Cabelos & Cia, Quem, Isto é Gente, Site Heloisa Marra, Be Fashion, colabora com inúmeros veículos e foi editor de conteúdo do site HT/ Heloisa Tolipan. Atualmente, é publisher do site Ás na Manga (asnamanga.com), stylist do jornal carioca O Dia, editor de moda e crítico de cinema e gastronomia, além de assinar uma coluna fixa na Viva Beleza, colaborando com vários veículos, inclusive na elaboração de capas com celebridades.