INÍCIO EM:

17/03/18

DURAÇÃO:

  • 09h ás 13h
  • 14 sábados
  • Carga Horária: 64 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 1.600,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 1.280,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% - ALUNO OU EX ALUNO
  • 10% - À VISTA
  • 06 X CARTÃO
  • 02x - BOLETO

OBJETIVO

Capacitar e qualificar profissional de jornalismo para trabalhar em comunicação esportiva. Apresentar e mostrar o uso das ferramentas utilizadas na profissão. Possibilitar que o estudante tenha os primeiros contatos com o ambiente profissional.

INFORMAÇÃO ADICIONAL - A Facha reserva-se ao direito de apenas formar turmas de extensão com o quórum mínimo 10/12 alunos.

PUBLICO ALVO

Alunos e não alunos

ASSESORIA DE IMPRENSA

Clipping (o que e o que não conter, as informações mais relevantes para a imprensa);
Gerenciamento de crise (como e onde atuar);
A "pressa" da imprensa no retorno de uma demanda;
Release (como fazer e quando é a hora de soltar);
Press Kit (o que conter e o que não conter);
A entrevista coletiva (quem e por que escolher);
Relação clube x imprensa;
Cuidados com as redes sociais.
O trabalho de mídia training;
Cuidados com a imagem;
MKT x Assessoria;
Atleta de base x profissional, as diferenças;
Cuidados com as redes sociais;
A relação com a assessoria do clube;
Diferença no relacionamento entre jogador de futebol e atleta olímpico ? Questão cultural. 
Cuidados com as redes sociais;
Relação com a imprensa (cuidados na divulgação);
Escolha do público-alvo;
Associação aos atletas (cuidados com a imagem da imprensa);
Busca por patrocínio;
"Vender" a imagem de graça buscando mídia espontânea;
MKT x Assessoria;
Escolha do atleta ideal para a empresa;
Como lidar com o dono da empresa quando ele não conhece nada de comunicação.

JORNALISMO DIGITAL

A) HISTÓRIA E DADOS DA INTERNET
o início da rede mundial
a chegada no Brasil
formas de métricas de audiência 
números de usuários no mundo e Brasil
perfil dos usuários no Brasil
audiência dos sites e redes sociais no Brasil

B) INTERNET E A PRODUÇÃO MULTIPLATAFORMA
o que é narrativa transmídia
a distribuição de conteúdo em outras plataformas de mídia e redes sociais
a produção multimídia na internet
interatividade / APPs / Segunda tela

C) FERRAMENTAS PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA INTERNET
equipamentos
sites gratuitos para edição de vídeo e imagens para produção de matérias 
Google Media Tools
HTML 5
Flash

D) COMO DESTACAR O CONTEÚDO NA WEB
o que é SEO
técnicas para otimização do conteúdo nas ferramentas de busca

E) APURAÇÃO
relacionamento com fontes e assessorias de imprensa
redes sociais e sites especializados
agências de notícias
concorrência

F) TIPOS DE TEXTO
factual
crônica
apresentação
tempo real
entrevista
blog (humor / bastidores / opinião / curiosidades)
matéria especial
vídeo
 
G) EDIÇÃO
texto
homes
vídeos
fotos

H) Cobertura de grandes eventos
planejamento
logística
montagem da equipe
divisão de tarefas
dia a dia

RÁDIO
O texto no rádio (como escrever, o que não usar, vícios de linguagem);
Gravação de programas (uso da voz, postura e ritmo no microfone) de rádio;
Noções de edição digital;
Realidade do mercado de rádio (onde trabalhar, como começar, remuneração etc)
Erros e acertos de profissionais no ar.
 
TV:
O texto na tv;
Gravação de programas de tv;
Noções de edição digital;
Realidade do mercado de tv (onde trabalhar, como começar, remuneração etc)
Erros e acertos de profissionais no ar;
Apresentação de programas;
Reportagens.

O curso é válido como:ELETIVA

Para validar o certificado, de acordo com a sua opção, basta comparecer ao protocolo, e dar entrada ao requerimento solicitando a inclusão do crédito.

COORDENADORES DO CURSO

Fabio Azevedo (Professor do módulo de TV): Jornalista formado pela Facha com passagens pelas rádio Tupi, Globo e Bradesco, TV Bandeirantes e Espn. Atualmente, comentarista e repórter dos Canais Fox Sports.

Francisco Aiello (Professor do módulo de Rádio): Jornalista Esportivo há mais de 20 anos. Trabalhou nas rádios Tupi, Nacional, Tropical e Brasil. Atualmente é comentarista e apresentador das rádios Globo e CBN (Sistema Globo de Rádio). Participa do Seleção Sportv.  É também professor da Universidade Estácio de Sá.

OUTROS DOCENTES

Rodrigo Cerqueira (Professor de Jornalismo Digital):  Jornalista formado pela FACHA. Trabalhou nos jornais O Fluminense e Diário LANCE!. Repórter de futebol internacional do GloboEsporte.com a partir de 2016. Coberturas: Seleção Brasileira de 2007 a 2009. Finais de Liga dos Campeões (2010, 2011 e 2015), Eurocopa (2012), Copa das Confederações  (2013), Copa do Mundo (2014) e Mundial de Clubes da Fifa (2016).

Alexandre Bittencourt (Professor de Assessoria de Imprensa): Com 30 anos de carreira, tem passagens pela rádio Globo, Jornal dos Sports, O Globo e O Dia. Foi também Coordenador de Comunicação do Fluminense FC e participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016 pelo COB.