INÍCIO EM:

05/08/24

DURAÇÃO:

  • 19 às 22hrs
  • Segundas e Quartas - 8 encontros
  • Carga Horária: 42 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 560,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 448,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Pagamento à vista tem 10% de desconto.
  • 20% para ex-alunos e alunos FACHA.

OBJETIVO

Capacitar o aluno para produzir conteúdo em diversos formatos, para qualquer tipo de marca, de todos os portes e áreas de atuação.

 

Discorrer sobre todas as etapas da produção de conteúdo, apresentando exemplos de casos reais, técnicas e ferramentas úteis.

 

Apresentar os principais conceitos do marketing de conteúdo, baseado nas exigências do mercado.

 

Contextualizar o cenário atual com as novas tecnologias, as redes sociais e as relações digitais construídas entre marcas e pessoas.

PÚBLICO ALVO

O curso é indicado para estudantes e profissionais da área de comunicação, além de profissionais de outras áreas que tenham interesse em entender mais sobre produção de conteúdo no ambiente digital.

 

Alunos FACHA, ex-alunos e público externo com interesse na área.

Empresários que querem expandir seus negócios no mundo digital.

Empreendedores trabalhando com ideias ou projetos em fase inicial.

Profissionais de marketing, comunicação e/ou mídia que querem se atualizar.

Profissionais liberais que têm interesse em saber como usar os recursos de marketing digital para atrair mais clientes.

Programa:

·        Os sistemas do cérebro: neuroplasticidades, neurométricas e dimensões da psicologia humana

·        Conteúdo: o que é e por que criar

·        Hacks para despertar interesse do público

·        Gatilhos: Seis princípios psicológicos essenciais da persuasão

·        Planejamento estratégico: resumo, técnica das três lentes, insights

·        Preço x Valor / Cultura x Sociedade / Propósito / valores, vulnerabilidade, empatia

·        Contexto para criação de conteúdos

·        Declaração de missão editorial

·        Propósito do conteúdo: informativo, educativo, entretenimento, youtility, inspiracional

·        Abordagem tática da construção de conteúdo: content marketing, inbound marketing, outbound marketing

·        Planejamento Editorial

·        Pesquisa, auditoria e inventário de conteúdo

·        Funil de vendas

·        Funil de vendas aplicado aos gatilhos mentais

·        Tipos de conteúdo para cada etapa do funil

·        Palavras-chave, palavras-base e adjetivos-base

·        Call To Action (CTA)

·        Conteúdo Help, Hub e Hero

·        Conteúdo UGC: transformando clientes em promotores da marca

·        Resultados: do conteúdo medíocre ao conteúdo épico

·        Sazonalidades, temas, táticas e formatos

·        Conteúdo escrito: táticas de persuasão, chamadas, títulos, subtítulos e entretítulos, tipos e tamanhos de conteúdo, pirâmide invertida, lide, nariz de cera, palavras proibidas, testes AB, Cub Review, Refinamento

·        Copywriting: estrutura ideal, o que fazer e o que não fazer

·        Legendas para posts (Facebook, Instagram, LinkedIn): caracteres limite, caracteres ocultos, caracteres com formatações especiais, ferramentas úteis

·        Texto para Blog: SEO, técnicas de escaneabilidade, mídias de apoio, links internos e externos

·        Conteúdo em áudio: podcasts, equipamentos, métodos de gravação, como utilizar na estratégia, plataformas, CTAs para podcasts.

·        Conteúdo em vídeo: novos modelos, legendas, YouTube, como criar vídeos, estratégias de conteúdo com vídeos, equipamento, gravação, otimização e pulverização dos vídeos, pesquisa de termos e temas, os 3 P´s dos conteúdos em vídeo, a fortaleza dos 30 vídeos, fluxo de audiência, títulos, thumbnails, telas finais, legendas, título, descrição, tags, CTAs para vídeos.

·        Técnicas de SEO e SMO

·        Hashtags, Emojis e Encurtadores de links

·        Buyer Persona

·        Atendimento e FAQ

·        Frequência: dias, horários, calendários de publicação, janela de engajamento, infográfico para frequência.

 

BÔNUS:

Debate ao vivo com podcasters e youtubers nas aulas sobre conteúdo em áudio e conteúdo em vídeo.

Apostila de ferramentas

Material de apoio com aulas gravadas de Ads Avançado

Material complementar com textos, resumos, gráficos, ebook, checklists e pesquisas

Vale como disciplina eletiva de 2 créditos

GABRIEL CARDOSO
GABRIEL CARDOSO

Gabriel Cardoso possui dez anos de experiência em marketing digital, assessoria de imprensa e cobertura de eventos, atendendo mais de 60 marcas, entre elas Heineken, Netflix, Coca-Cola, Reserva, Rock in Rio, Itaú, Natura, Shell, Rede D?or, Granado, Salgueiro e outras. Foi CEO da Gordo Assessoria de Comunicação e supervisor do time de Conteúdo e Planejamento da Agência Wink Mídia. Recentemente foi responsável pela gestão de conteúdo das redes sociais do Rock in Rio 2022.

Na fotografia, Gabriel Cardoso é food & product stylist e especialista em fotografia gastronômica e de produto, além de ser um dos fotógrafos oficiais do Carnavalizados na cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

É mestre em Comunicação pelo PPGCOM UERJ, pós-graduado em Marketing Digital pela FACHA, e em Jornalismo Cultural e Literatura Brasileira, ambos pela UERJ, além de graduado em Jornalismo pela FACHA Méier. Também é pesquisador de Carnaval e colunista e repórter no Site Carnavalizados. É autor de dois livros e vencedor dos prêmios Brasiliterário (Crônica, 2016), Machine (Cobertura Jornalística do Carnaval Carioca, 2018) e Plumas e Paetês Cultural (Colunista, 2018).