INÍCIO EM:

29/04/24

DURAÇÃO:

  • 18:30 às 21:30hrs
  • SEGUNDAS E QUARTAS - 8 ENCONTROS
  • Carga Horária: 36 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

Novo Aluno: R$ 600,00

Aluno ou Ex Aluno FACHA: R$ 480,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 20% Alunos e ex-alunos FACHA

OBJETIVO

Capacitar o aluno para elaborar planejamentos estratégicos para qualquer tipo de marca, oferecendo-lhe uma visão macro que lhe permita adaptar o planejamento para empresas de todos os portes e áreas de atuação; Discorrer sobre todas as etapas do planejamento, apresentando exemplos de casos reais, técnicas e ferramentas úteis para a elaboração do mesmo; Apresentar os principais conceitos do planejamento estratégico de marketing digital, baseado nas exigências do mercado; Contextualizar o cenário atual com as novas tecnologias, as redes sociais e as relações digitais construídas entre marcas e pessoas.

 

 

PÚBLICO ALVO

Estudantes de Marketing e áreas afins; Empresários que buscam expandir seus negócios no mundo digital; Comerciantes locais que têm vontade de divulgar seus estabelecimentos nas redes sociais; Empreendedores com ideias ou projetos em fase inicial; Profissionais de marketing, comunicação e/ou mídia que querem se atualizar; Profissionais liberais interessados em utilizar os recursos de marketing digital para atrair mais clientes; Quaisquer pessoas interessadas em aprender mais sobre planejamento no ambiente online.

 

Cenário atual: virtualização da sociedade e relacionamento no ambiente digital; Marcas nas redes sociais e relacionamento com os consumidores; O que é o planejamento de marketing digital e por que é preciso fazê-lo; As etapas do planejamento de marketing digital: Alinhamento, Imersão, Personalidade, Estratégia de Conteúdo e Métricas, KPIs e Mensuração de Resultados; Ficha de briefing, público-alvo, objetivos gerais e específicos da marca; Análise do cenário, análise da concorrência, presença no ambiente digital do cliente e dos concorrentes, curva de valor, agitações do P.A.S.; Personalidade da marca nas redes (Brand Persona): arquétipos, tom de voz e linguagem, voice deck; Estratégia de conteúdo: as 4 dimensões da psicologia humana, definição da estratégia digital, técnica das três lentes, Lei de Pareto; Inbound Marketing: Funil de Vendas aplicado ao marketing digital, jornada do consumidor, objetivo em cada etapa do funil, conteúdo para cada etapa do funil; Buyer Persona; Plataformas e canais: como definir as melhores plataformas para o seu negócio; Influenciadores: como escolher, analisar e vigiar influenciadores; Jornada do consumidor pós-venda e funil pósvenda: objetivo em cada etapa do funil pós-venda, conteúdo para cada etapa do funil pós-venda; Loop de Influência; Integração de canais; Atendimento: Big Five e FAQ; Definição de metas, cronograma e monitoramento; Como se adaptar às mudanças proporcionadas pela pandemia do Coronavírus; Mensuração de resultados: por que analisar dados e resultados?; Pirâmide invertida de conhecimento; Como mensurar resultados: pontos de observação e tipos de análise de dados; Métricas e KPI´s: diferença entre métricas e KPI?s e como aplicar; Framework: métricas e KPI´s aplicados em cada etapa do funil; Palavras-chave, palavras-base, adjetivos-base, emojis, hashtags.

 

E

Vale como disciplina eletiva de 2 créditos

GABRIEL CARDOSO
GABRIEL CARDOSO

Gabriel Cardoso possui dez anos de experiência em marketing digital, assessoria de imprensa e cobertura de eventos, atendendo mais de 60 marcas, entre elas Heineken, Netflix, Coca-Cola, Reserva, Rock in Rio, Itaú, Natura, Shell, Rede D?or, Granado, Salgueiro e outras. Foi CEO da Gordo Assessoria de Comunicação e supervisor do time de Conteúdo e Planejamento da Agência Wink Mídia. Recentemente foi responsável pela gestão de conteúdo das redes sociais do Rock in Rio 2022.

Na fotografia, Gabriel Cardoso é food & product stylist e especialista em fotografia gastronômica e de produto, além de ser um dos fotógrafos oficiais do Carnavalizados na cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

É mestre em Comunicação pelo PPGCOM UERJ, pós-graduado em Marketing Digital pela FACHA, e em Jornalismo Cultural e Literatura Brasileira, ambos pela UERJ, além de graduado em Jornalismo pela FACHA Méier. Também é pesquisador de Carnaval e colunista e repórter no Site Carnavalizados. É autor de dois livros e vencedor dos prêmios Brasiliterário (Crônica, 2016), Machine (Cobertura Jornalística do Carnaval Carioca, 2018) e Plumas e Paetês Cultural (Colunista, 2018).